quinta-feira, 4 de março de 2010

Geral

Nacional

Habeas-Corpus de Arruda

O Ministro Marco Aurélio vota por manter Arruda na prisão.
Para o ministro, a lei tem de ser aplicada a todos, sem distinção de cargo ou condição social, e, portanto, garantir que o político, que tentou inviabilizar a apuração do caso, se mantenha dentro de uma cela. "A lei, documento abstrato, é universal. Assim exige o povo brasileiro, assim há de pronunciar-se o Judiciário", disse.
Já José Dias Toffoli foi a favor.
O processo de votação ainda esta em andamento.

Garotinho

A Justiça do Rio decretou o bloqueio dos bens e das contas bancárias dos ex-governadores do Rio Anthony Garotinho e Rosinha Matheus. O casal e outras 86 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público por improbidade administrativa.

Os promotores consideraram que houve irregularidade na contratação de ONGs sem licitação durante a gestão de Rosinha Matheus, em 2005 e 2006.

Garotinho e Rosinha negaram as acusações contidas na denúncia. Eles disseram que agiram dentro da lei e que as contas do governo foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do estado

Transatlântico

O navio "Vision of the seas", com 1.987 passageiros e 765 tripulantes a bordo, voltou para Santos (SP), após ficar por quase 24 horas ancorado, em Búzios, na Região dos Lagos. Os mais de dois mil tripulantes e passageiros da embarcação foram proibidos de desembarcar , depois que 310 pessoas apresentaram quadro de gastroenterite, com vômito e diarreia.

Em janeiro do ano passado, o navio MSC Sinfonia foi retido em Salvador após 380 passageiros apresentarem quadro de gastrenterite - cujos sintomas também são vômito e diarreia - durante o cruzeiro.

Internacional

Chile

O presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, apresentou nesta quinta-feira detalhes do plano "Levantemos o Chile", que será usado para reconstruir o país e as zonas afetadas após o terremoto que atingiu o centro-sul chileno no sábado.

Seguido por ondas gigantes de um tsunami que atingiu parte da área costeira do país, o terremoto deixou 802 mortos, 2 milhões de desabrigados e 500 mil construções destruídas.

O anúncio de Piñera foi feito depois de a presidente do Chile, Michelle Bachelet, ter afirmado que a reconstrução do país demorará pelo menos três anos.

Iraque

Uma série de atentados semeou hoje o pânico em Bagdá, deixando doze mortos e meia centena de feridos durante a votação de policiais, soldados e pacientes de hospitais em uma sessão antecipada das eleições parlamentares do próximo domingo.

Espanha

Pelo menos duas pessoas morreram e outras seis ficaram feridas a bordo do cruzeiro cipriota "Louis Majesty", atingido por uma onda gigante no trajeto de Marselha a Barcelona, informaram as autoridades gregas.

Um tripulante do cruzeiro Louis Majesty filmou o momento em que ondas gigantes atingiram o navio na quarta-feira.

http://tvig.ig.com.br/225219/onda-gigante-atinge-cruzeiro.htm

Taiwan

Um forte terremoto abalou nesta quinta-feira o sul de Taiwan, deixando 64 feridos, além de causar muitas cenas de pânico no país.
O terremoto de 6,4 graus na escala Richter provocou falta de luz por algumas horas em mais de um milhão de residências.

O epicentro do tremor foi localizado pelo Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA a 70 quilômetros da segunda maior cidade da ilha, Kaohsiung, a 35 km de profundidade, mas também foi sentido na capital Taipé, que fica a centenas de quilômetros de distância.

índia

Pelo menos 63 pessoas morreram nesta quinta-feira em um tumulto em um templo hindu no Estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, de acordo com a polícia local.

O tumulto teria ocorrido quando as pessoas tentavam pegar os objetos que estavam sendo entregues no local, então ocorreu o desabamento de um portão em um templo na cidade de Pratapgarh, 650 km a sudeste da capital, Nova Déli.
O portão de ferro que dava acesso ao complexo onde está o templo estava em construção.