segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Entretenimento

Grã-Bretanha

O centro cultural Southbank, em Londres, vai abrigar entre os meses de junho e setembro aquele que promete ser “o maior festival de cultura brasileira” já realizado na Grã-Bretanha.

Entre os artistas já confirmados no evento estão os músicos Gilberto Gil, Maria Bethânia, Arnaldo Antunes e Tom Zé, as bandas Os Mutantes e AfroReggae, o artista plástico Ernesto Neto, os irmãos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, o ex-jogador de futebol e escritor Sócrates, o designer Gringo Cardia, e os irmãos designers Fernando e Humberto Campana.

“Nosso objetivo com o festival é que as pessoas se sintam como em uma grande festa”

“Das favelas e praias aos arranha-céus de suas grandes cidades, o Brasil é um dos países mais excitantes do planeta. Nosso objetivo é encontrar o que está no coração da cultura brasileira atual”

“Não foi difícil encontrar jovens talentosos no Brasil. O difícil foi escolher quais trazer para Londres” - diretora artística do festival, Jude Kelly.

França

A escolha de Gerard Depardieu, um ator branco, para interpretar Alexandre Dumas, um celebrado escritor francês mulato do século 19, em um filme sobre sua vida, está causando polêmica na França.
Depardieu, que é loiro e tem olhos azuis, teve sua pele escurecida e precisou usar uma peruca com cachos para encarnar o autor de Os Três Mosqueteiros e O Conde de Monte Cristo em L'Autre Dumas (O Outro Dumas).

"Daqui a 150 anos, o papel de Barack Obama poderia ser interpretado em um filme por um ator branco com uma peruca de cabelos encaracolados?", perguntou Patrick Lozès, presidente do Conselho de Associações Negras da França, de acordo com o jornal britânico The Times. "Poderia Martin Luther King ser interpretado por um branco?"

Lozès disse que a decisão de escolher um ator branco para o papel é "um insulto".

"De certa forma estamos dizendo que não temos nenhum ator negro que tenha talento para interpretar Alexander Dumas - o que, claro, não é verdade."

O produtor do filme, Frank Le Wita, disse que Depardieu, um dos mais populares atores da França, foi escolhido por sua vivacidade que, segundo ele, lembra a do próprio Dumas.

Geral

Nacional

Kassab

Juíz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo: Aloísio Silveira
Prefeito de São Paulo: Gilberto Kassab
Advogado de Kassab: Ricardo Penteado
Vice-prefeita: Alda Marco Antonio

Silveira cassou o mandato de Kassab, de Alda e oito vereadores, por captação ilícita de recursos. Cassou a partir de representação do Ministério Público Eleitoral que aponta doações de campanha irregulares oriundas da Associação Imobiliária Brasileira (AIB).

Silveira foi o mesmo juíz que determinou a cassação do mandato de Kassab, porém o efeito suspensivo é automático assim que o político cassado entra com recurso (seu advogado protocolou o documento no Tribunal Regional Eleitoral-TRE), o que garantiu a permanência do prefeito de São Paulo (Kassab) no cargo até o julgamento final do processo de cassação de seu mandato.

Arruda

impeachment: processo de cassação de mandato
Governador do Distrito Federal: José Arruda
Ex-secretário do governo: Durval Barbosa

• Em agosto de 2006, Arruda, então candidato a governador, aparece recebendo R$ 50 mil das mãos de Durval. Arruda alegou que o dinheiro seria uma doação para a compra de panetones para pessoas carentes.

• Na nova denúncia, Arruda é acusado de inserir informações falsas em quatro documentos entregues à Justiça declarando o recebimento de dinheiro de Barbosa.

Arruda forjou quatro recibos, no valor total de R$90 mil. Os recibos foram usados pelo governador para justificar o vídeo em que aparece recebendo dinheiro das mãos de Durval Barbosa

• Durval denuncia um suposto esquema de distribuição de propina que ficou conhecido como Mensalão do DEM.

Após quase três meses depois de protocolados, os pedidos de impeachment contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), começaram a tramitar.

Ministro da Justiça: Tarso Genro

Aécio Neves

Governador de São Paulo e candidato a presidente: José Serra
Governador de Minas Gerais: Aécio Neves
Ministra da Casa Civil: Dilma Rousseff

Aécio Neves (PSDB), reiterou que confia na capacidade eleitoral do pré-candidato do PSDB, o governador paulista, José Serra. Aécio minimizou o crescimento de Dilma e afirmou que cabe ao correligionário tucano encontrar o momento ideal para anunciar sua candidatura ao Palácio do Planalto.

Nardoni

A defesa do casal Nardoni entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta tarde para a retirada da acusação de fraude processual contra Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados de matar a menina Isabella Nardoni, em março de 2008, em São Paulo. Na época do crime, a garota tinha 5 anos.Eles aguardam o julgamento presos e afirmam ser inocentes.

São Paulo

Após a forte chuva que atingiu São Paulo no início da noite desta segunda-feira (22), o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) retirou o estado de atenção da cidade às 20h20.

Internacional

Argentina

Presidente mexicano: Felipe Calderón
Presidente do Equador: Rafael Correa
Presidente da Bolívia: Evo Morales
Presidente da Venezuela: Hugo Chávez
Presidente argentina: Cristina Kirchner

Apoio aos legítimos direitos da República Argentina na disputa de soberania com a Grã-Bretanha na questão das Ilhas Malvinas.

EUA

• Obama anuncia nova versão de proposta para reformar saúde:
Promete reduzir o custo dos planos privados de saúde para famílias e pequenas empresas, o que poderá facilitar a ampliação da cobertura médica nacional para 31 milhões de americanos atualmente excluídos do sistema.

Novos planos para avançar com a reforma do sistema de saúde do país:

Uma das propostas mais importantes dá ao governo americano novos poderes para impedir que planos de saúde imponham aumentos excessivos.
A nova proposta também proíbe que as companhias que fornecem o seguro saúde rejeitem clientes que já tenham problemas de saúde ou cobrem mais caro destas pessoas.

Problema:

Em janeiro, os democratas perderam um assento no Senado para o republicano Scott Brown, do Estado de Massachusetts. Com isso, o partido do presidente Obama perdeu a maioria de 60 assentos no Senado, que facilitaria a aprovação da reforma no setor de saúde.

No debate:

"Ao invés disto, peço aos membros dos dois partidos para tentar encontrar pontos em comum em um esforço para resolver um problema que nos acompanha há gerações" - Obama.

No final de 2009, a Câmara dos Representantes e o Senado aprovaram versões diferentes da proposta de reforma de Obama.

Agora, os congressistas americanos precisam unificar as duas versões, criando um texto único que possa ser enviado para a assinatura do presidente Barack Obama.

• Um afegão (Najibullah Zazi) radicado nos Estados Unidos se declarou culpado, nesta segunda-feira, de planejar um ataque contra o metrô de Nova York no ano passado.
Culpado por usar armas de destruição em massa, conspiração para assassinato e providenciar material para apoiar a rede extremista Al-Qaeda.

Al-Qaeda: é uma organização fundamentalista islâmica internacional, constituída por células colaborativas e independentes que visam, supostamente, reduzir a influência não-islâmica sobre assuntos islâmicos.