quarta-feira, 16 de março de 2011

Geral

Nacional

Brasil

• Com a proximidade da visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil volta à tona a discussão sobre o fim da exigência do visto de entrada entre os dois países.

Moura diz que, para o Brasil entrar no Visa Waiver (Programa de Isenção de Visto), o governo brasileiro também precisa flexibilizar suas regras. Isso porque há um acordo de reciprocidade entre os dois países. A U.S. Travel diz que, em 2010, 1,1 milhão de brasileiros foram para os Estados Unidos e que o número poderia dobrar em dois anos com o fim do visto.

- Luiz Moura, vice-presidente internacional de Marketing da U.S. Travel Association.

• O ex-vice-presidente José Alencar recebeu alta na terça-feira (15) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Internacional


Japão (terremoto e tsunami de 11 de mar
ço de 2011)




















• O número de mortos vítimas do terremoto seguido de tsunami do dia 11 chegou a 4.314, em 12 prefeituras (distritos) do Japão, e 8.606 continuavam desaparecidos em seis prefeituras, segundo dados divulgados pela Polícia Nacional à 0h local desta quinta (17), 12h de quarta em Brasília.

• Helicópteros militares do Japão lançaram água na manhã desta quinta-feira (17), noite de quarta no Brasil, sobre a usina
nuclear de Fukushima Daiichi, na tentativa de resfriar os superaquecidos reatores 1,2 e 3 e evitar um desastre de grandes proporções com vazamento de material radioativo.

A usina foi bastante danificada pelo terremoto de magnitude 9 seguido de tsunami, que atingiu a costa noroeste do país no dia 11, provocando mortes, devastando regiões da costa e causando uma crise energética, econômica e humanitária no arquipélago.




















http://glo.bo/dF9jhB

http://glo.bo/fkeuFg

Curiosidade:



Líbia

• O Conselho de Segurança das Nações Unidas acordou nesta quarta-feira (16) um projeto de resolução para impor uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, exigiu hoje o fim da violência na Líbia e advertiu que a matança de civis desarmados constitui um "crime contra a humanidade".

As tropas leais ao líder Muammar Khadafi avançam sobre o território conquistado pela oposição e preparam a ofensiva para recuperar a cidade de Benghazi, bastião dos rebeldes e foco da revolta.
As forças de Khadafi já conquistaram Ajdabiya e aumentam a pressão sobre Benghazi, foco da rebelião.

http://glo.bo/fPxjQ3