sábado, 5 de junho de 2010

Geral

Nacional
Eleições 2010



Ficha Limpa


Com a sanção do projeto Ficha Limpa pelo presidente Lula, na última sexta-feira, a questão de ordem agora é saber se suas disposições serão aplicáveis ainda para as eleições de outubro próximo, ou se valerão apenas a partir do pleito municipal de 2012, e ainda se as condenações anteriores à vigência da nova lei também importarão em inelegibilidade.

Rio de Janeiro


• A chegada de uma frente fria, neste sábado, foi acompanhada de chuva intensa e ventania, que provocou a queda de árvores em vários pontos da cidade. Na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul, uma árvore tombou na ciclovia com a força do vento, atrapalhando a passagem de pedestres.

• Um arrastão assustou motoristas que passavam pela rodovia Presidente Dutra, altura do bairro Jardim América, na zona norte do Rio de Janeiro. Pelo menos oito homens armados interromperam o trânsito na pista sentido Rio para assaltar quem passava pelo local. A ação ocorreu por volta das 6h30. Três pessoas tiveram seus pertences roubados. Os criminosos ainda abandoram um Gol roubado um corpo com marcas de tiros, que ainda não foi identificado.

Uma das vítimas conseguiu fugir dos bandidos e avisou políciais do 9º BPM (Rocha Miranda). Houve troca de tiros com os bandidos quando os PMs chegaram ao local e duas pessoas que estavam numa van de lotada foram atingidas. Mesmo com o cerco policial, os criminosos conseguiram fugir em direção à avenida Brasil, onde teriam roubados mais dois motoristas na altura de Parada de Lucas.

• Tráfico por Colombiano



Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi multado, pela quinta vez, em R$ 7,5 mil nessa sexta-feira (4) por propaganda eleitoral antecipada da candidata à presidência da República, Dilma Rousseff, durante um evento em homenagem ao Dia do Trabalho, promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). A decisão foi do ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que poupou Dilma e a CUT da punição.

Bahia

Um acidente com um caminhão na BR-420, na região de Laje, na Bahia, por volta das 18h desta sexta-feira (4), matou pelo menos dez adolescentes.

Soldados do Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária Estadual disseram ao G1 que o número de mortos chegou a 17 e que outros três jovens teriam ficado feridos. A reportagem entrou em contato com os institutos médicos legais (IMLs) da região, que confirmaram 10 mortes.

Os estudantes estavam na carroceria de um caminhão que caiu de uma ponte, a uma altura de 15 de metros, segundo o Corpo de Bombeiros.

Internacional
EUA/Europa

Os satélites da Nasa registram os desastres naturais que ocorrem na Terra, vistos do espaço.

Nos últimos meses, o vazamento de petróleo no Golfo do México e a nuvem de cinzas do vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia, afetaram a vida de várias pessoas nos Estados Unidos e na Europa.

A tempestade tropical Agatha, que passou pela América Central no fim de semana passado, também deixou um rastro de destruição e centenas de mortos e desaparecidos.
















China


Dentro de alguns anos, a cidade de Beihai , na China, ganhará um condomínio residencial pra lá de exótico. Trata-se do Fake Hills (montanhas falsas, em Português), desenhado pelo escritório de arquitetura MAD.

O empreendimento conta com torres de 106 e 194 metros de altura com recorte que lembra uma paisagem montanhosa. Os prédios começaram a ser construídos em 2008, de frente para a praia.






























Arábia


A tempestade tropical criada pelo ciclone Phet deixou oito mortos e quatro desaparecidos na passagem por Omã. Os efeitos do Phet começaram a ser sentidos quinta-feira na região, indicou neste sábado (5) a comissão nacional de defesa civil.
Agora, o ciclone Phet avança na direção norte-nordeste rumo ao Paquistão e à Índia.

Em 2007, o ciclone Gonu matou 49 pessoas e deixou 30 desaparecidos.

Israel

Militares israelenses entraram no navio que seguia para a Faixa de Gaza neste sábado (5) por volta das 6h (horário de Brasília). Não houve resistência, segundo os militares. O navio fazia parte da frota que foi atacada pelas forças israelenses em águas internacionais na última segunda-feira (31), mas se atrasou.