quarta-feira, 5 de maio de 2010

Geral

Nacional

São Paulo

Dois engenheiros, o responsável por a obra de um prédio de apartamentos e o sócio da construtora Honduras, foram presos na tarde desta quarta-feira por tentativa de corrupção em São Paulo. Segundo a Polícia Civil de São Paulo, eles ofereceram R$ 10 mil a agentes da corporação para adulterar o local da morte de um pedreiro antes da chegada da perícia.

A proposta teria sido feita momentos depois dos investigadores chegarem à obra, na rua Padre Raposo, bairro da Mooca. A polícia foi acionada depois que um pedreiro, 19 anos, caiu no poço do elevador e morreu. A suspeita é que ele estivesse no 10º andar.

Rio de Janeiro

A prisão preventiva da procuradora aposentada Vera Lúcia de Sant’anna Gomes. Ela é acusada de torturar a menina de 2 anos de idade que estava sob sua guarda provisória.

MP pede indenização e tratamento psicológico para criança
O MP pede ainda à Justiça a condenação da procuradora aposentada ao pagamento de indenização por danos morais de, pelo menos, mil salários mínimos (R$ 510.000), e de uma pensão mensal de 10% de seus rendimentos, a título de danos morais, até que a criança complete 18 anos de idade.

Os promotores requerem também que, de imediato (em caráter de tutela antecipada), Vera Lúcia seja obrigada a pagar, além da pensão mensal, o tratamento psicológico ou psiquiátrico para a criança em unidade da rede particular de saúde, no valor de 10% de seus rendimentos.

Eles pedem ainda estudo psicológico para verificar o dano emocional sofrido pela na criança.

Minas Gerais

Os pais de Raj, Renaldo Ferreira e Luciene Cabral Silva Ferreira, conseguiram efetivar o registro do filho apenas nesta semana. A criança nasceu em 31 de março.

Segundo o magistrado, a dúvida do oficial de registro do cartório foi saber se o nome Raj poderia expor a criança ao ridículo. "O procedimento está previsto no artigo 198 da Lei de Registros Públicos, pois o nome em questão não pertence à língua portuguesa, mas a mesma legislação não proíbe os nomes derivados de outras línguas."

Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira (4) uma proposta que acaba com o fator. Na prática, o mecanismo reduz o valor dos benefícios de quem se aposenta cedo. Se o mecanismo efetivamente for derrubado, qualquer trabalhador que atingir o tempo mínimo de contribuição, independentemente da idade, terá direito a aposentadoria integral.

A proposta ainda precisa ser votada no Senado e depois será avaliada pelo presidente da República, que pode vetar total ou parcialmente ou sancionar. Se aprovada a proposta, o fator previdenciário ficará extinto a partir de 1º de janeiro de 2011.

Internacional

Grécia

O presidente da Grécia, Carolos Papoulias, disse nesta quarta-feira que o país "chegou à beira do abismo" após protestos violentos na capital, Atenas, que deixaram pelo menos três mortos.

Essa é a terceira greve geral dos últimos meses, convocada por funcionários públicos e do setor de transportes.

EUA

• Nova Iorque

A perseguição e detenção de Faisal Shahzad, o paquistanês naturalizado americano e principal suspeito da tentativa de atentado com um carro armadilhado em Times Square, em Nova Iorque, no sábado passado, teve várias falhas, divulgaram jornais como o New York Times ou o Times.

Os diários garantem que a equipa do FBI que perseguia o suspeito de 30 anos, perdeu-o de vista antes de o deter no aeroporto JFK, onde teria a intenção de embarcar para o Dubai. A equipa ignorava que o objectivo de Shahzad era deixar o país até a lista final de passageiros ter sido enviada para o Departamento de Alfândega e Protecção de Fronteiras. Mas isto foi a escassos minutos antes do voo. Só aí o FBI percebeu que a lista tinha um nome que não deveria ter, o de Shahzad.

• Los Angeles

Corey Haim morreu em decorrência de pneumonia, hipertrofia cardíaca e contração dos vasos sanguíneos. Atuou no filme "Os Garotos Perdidos".

Nigéria

O presidente da Nigéria Umaru Yar'Adua, 58, morreu nesta quarta-feira (5), em Abuja, após meses enfrentando graves problemas cardíacos.
Vice-presidente Goodluck Johnatahn.

Inglaterra

A mulher 43 anos foi pega quatro vezes dirigindo alcoolizada em alta velocidade, além de trafegar com os faróis desligados à noite.

Ouvida pela côrte, Deborah alegou que está passando por uma fase ruim em sua vida pessoal e também disse ter problemas com álcool.

O juiz ficou comovido e a livrou da prisão, já que em todos os acidentes ninguém ficou ferido.

"Deborah está muito envergonhada e esses acidentes serviram de alerta para que ela reveja sua vida", disse o advogado de defesa ao jornal "Daily Mail".

China

O secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, disse nesta quarta-feira (5) que só vai se manifestar sobre sua suposta ligação com Li Kwok Kwen, conhecido como Paulo Li e apontado pela Polícia Federal como o chefe da máfia chinesa em São Paulo, após ter informações sobre a investigação do órgão.

Gravações telefônicas e e-mails interceptados pela Polícia Federal, durante investigação sobre contrabando, apontam ligação entre Tuma Júnior e Paulo Li.

ONU

O representante russo Anatoly Antonov divulgou hoje um comunicado sobre objetivos de não-proliferação e desarmamento nuclear, em nome dos cinco países que, reconhecidamente, detêm armas do gênero (Rússia, Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e China). "Nós estamos comprometidos com a completa implementação da resolução de 1995 sobre o Oriente Médio", disse ele.

A resolução de 1995 citada pelo russo orienta para que o Oriente Médio seja uma zona livre de armas de destruição em massa - nucleares, químicas e biológicas. Assim, a região se juntaria a outras cinco livres de armas nucleares - África, sudeste e centro asiático, Pacífico Sul e América Latina - cobrindo 116 países que tornaram ilegal a presença de armas atômicas em seus territórios.