domingo, 28 de fevereiro de 2010

27/02/2010

Nacional

Lagoa

A Comlurb já removeu 52,1 toneladas de peixes mortos da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio. Segundo a empresa, 102 garis atuam no local, 12 deles embarcados em um catamarã e em um barco de alumínio e os demais atuam no entorno.

Possíveis motivos:
A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, afirmou que a causa da mortandade de peixes na Lagoa pode ter sido o aumento de uma espécie de alga existente na água. Segundo ela, a mudança nas condições climáticas favoreceu a proliferação dessas algas, que não foram identificadas.
Já o biólogo Mário Moscatelli contesta uma das hipóteses de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para justificar a morte de peixes. Segundo os técnicos, o choque térmico - a água fria da chuva de quinta-feira (25) em contato com a água quente da lagoa - pode ter causado a morte dos peixes.

FHC

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou neste sábado (27) que não há dúvidas de que o candidato do PSDB à Presidência nas eleições deste ano será o atual governador de são Paulo, José Serra. Segundo ele, o nome de Serra ainda não se tornou oficial apenas por uma questão de “momento”.

PT já confirmou a ministra Dilma Roussef como pré-candidata.


Internacional

Chile

Presidente do Chile: Michelle Bachelet

O terremoto de 8,8 graus de magnitude que atingiu a região central Chile na madrugada deste sábado (27) originou-se no mar, perto da cidade de Concepción - a segunda maior do país, com mais de 600 mil habitantes - e a 325 km da capital chilena, Santiago, que abriga 40% dos chilenos. O abalo atingiu as áreas mais populosas do país, onde vivem cerca de 75% da população.

A ilha de Robinson Crusoé, parte do arquipélago de Juan Fernández, foi arrasada por uma série de ondas que sucederam o terremoto de 8,8. O povoado de 600 habitantes que existe na ilha, situada a 700 km do litoral chileno, não sentiu o tremor, mas a Baía Cumberland foi atingida por uma série de grandes ondas, deixando um rastro de destruição de cerca de 3 quilômetros, informa o piloto.
A presidente chilena, Michelle Bachelet, anunciou ajuda imediata para a região.

SAIBA MAIS

o terremoto deixou danos no aeroporto de Santiago, que precisou ser interditado. Estruturas históricas no centro da capital também ficaram destruídas, assim como um viaduto que liga as regiões norte e sul da cidade.

Parte da ponte Viejo, sobre o rio Bío Bío, próxima a Concepción, também desabou com o tremor. A obra, construída em 1937, havia sido desativada em 2002.

Após o terremoto, uma onda de cerca de oito metros de altura invadiu a cidade portuária Constitución. A água também cobriu parte da Ilha Robinson Crusoé, próxima a Valparaíso. Na Ilha de Páscoa, também na costa chilena, foi ordenada a retirada dos moradores por conta do risco de tsunami.

Brasileiros:
"O número de vítimas está subindo. Obviamente, não se pode descartar que venha surgir uma vítima entre os 12 mil brasileiros que estão no Chile. Mas, até o momento, isso não aconteceu", afirmou o embaixador em entrevista por telefone. Segundo o embaixador, a situação dos brasileiros está controlada.

Alertas da Tsunami

Polinésia: são um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico.
A maior parte das ilhas pertence aos Estados Unidos (Havaí, Midway, Samoa), à Nova Zelândia (Ilhas Cook, Tokelau), à França (as Ilhas Marquesas, Tuamotu, Tubuai e ilhas da Sociedade que formam a Polinésia Francesa) e ao Chile (Ilha da Páscoa, Sala e Gómez).

Até 24 horas após o tremor, pode haver ondas gigantes na Austrália e na Nova Zelândia e também em regiões costeiras na Ásia. Na Polinésia Francesa, há alerta para tsunamis nas Ilhas Gambier, no Taiti e em Bora Bora. O perigo, segundo autoridades, continua até pelo menos duas horas após a primeira tsunami. Nessas regiões, as pessoas estão sendo aconselhadas a ir para regiões elevadas.

O Havaí, estado natal do presidente Obama, está em alerta máximo por causa de uma tsunami que se aproxima das ilhas do Pacífico. Ondas gigantes foram provocadas por um terremoto de 8,8 graus na escala Richter que causou durante a madrugada destruição no Chile, na região de Concepción, a segunda maior cidade do país.

Nos EUA, além do Havaí, também a California e o Alasca encontram-se em alerta. A Associação Nacional Atmosférica e Oceânica (NOAA, na sigla em inglês) lançou o alerta com a previsão de que ondas gigantes atingiriam as ilhas do Pacífico a partir das 11 horas da manhã deste sábado, hora local, e continuariam durante toda a tarde.

O terremoto, um dos mais fortes da história, gerou alertas de tsunami em toda a costa do Pacífico, sem que tenham sido registrados danos importantes. Mesmo assim, o Japão e o Havaí organizaram evacuações em massa de suas populações costeiras para evitar mais uma tragédia.

Haiti

A contagem de mortos do terremoto do último dia 12 já ultrapassou 150 mil e que este número continuará subindo.

As autoridades haitianas vêm estimulando a população de Porto Príncipe a deixar a capital rumo a outras regiões menos afetadas pelo terremoto.

O Ocha informou que cerca de 225 mil pessoas já usaram o transporte gratuito fornecido pelo governo para deixar a região.

Enquanto isso, 800 mil desabrigados permanecem em acampamentos improvisados na região de Porto Príncipe.

Segundo a ONU, embora meio milhão de haitianos venham recebendo alimento doado pela comunidade internacional, o número total de pessoas que precisem de comida deve chegar a 2 milhões.

A entidade também relata que 90% das escolas da capital e 60% no entorno foram destruídas pelo terremoto, afetando cerca de 500 mil crianças.

Brasil:
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse no sábado, durante visita ao Haiti, que o Brasil não está preocupado com a liderança regional, mas sim com a reconstrução do Haiti.
O chanceler revelou também que o Brasil deve fornecer mais US$ 15 milhões ao país caribenho.

Israel (ver Internacional - Israel do dia 24/02/2010)

Seis dos novos suspeitos pela morte de Mahmoud al-Mabhouh têm passaporte britânico. Os outros têm documentos irlandeses, franceses e australianos.

Segundo a polícia de Dubai, Israel estaria por trás do crime, mas o governo israelense tem se recusado a negar ou confirmar o envolvimento no assassinato.



O grupo Hamas acusa o serviço secreto israelense Mossad de ser autor do assassinato.

Mossad:
Depois do assassinato em Dubai do líder do Hamas Mahmoud Al-Mabhouh, atribuído ao serviço secreto de Israel, o Mossad, aumentou em Israel a procura de jovens por trabalho na organização, indicando que o serviço secreto "virou moda" no país.
Nas últimas semanas, desde o assassinato do líder do Hamas, o Mossad se tornou "moda" até em camisetas.
Eran Davidov, dono de uma empresa que produz as peças, soube aproveitar a nova moda e produziu rapidamente camisetas glorificando o Mossad.

Antartida

Um vasto iceberg que se descolou do continente Antártico depois de ser abalroado por outro iceberg gigante pode causar alterações nas correntes marítimas do planeta e no clima, alertaram cientistas.

O iceberg está flutuando em uma área de água aberta cercada de gelo do mar e conhecida como polinia.
A água gelada e densa produzida pela polinia desce para o fundo do mar e cria a água densa salgada que tem papel-chave na circulação dos oceanos ao redor do globo.